No vídeo, o Dr. Tomás Freddi apresenta um conteúdo detalhado sobre a importância da radiografia das vértebras cervicais, cobrindo aspectos anatômicos, técnicas de imagem e interpretações radiológicas essenciais para estudantes e profissionais da área de saúde.
Conteúdos Abordados
- Incidências Radiográficas: Discussão sobre as duas principais incidências: perfil e anteroposterior (AP). O paciente posiciona-se de perfil para a incidência lateral e de frente para o tubo de raio X na incidência AP.
- Anatomia das Vértebras Cervicais: Reforço sobre os sete segmentos cervicais: C1 (Atlas), C2 (Axis) e C3 a C7, com descrições anatômicas, incluindo a morfologia distinta do Atlas e do Axis.
- A Importância da Marcação Radiográfica: A importância da identificação dos lados direito e esquerdo na radiografia, para facilitar a interpretação das imagens e a identificação de patologias associadas.
- Estruturas Vertebrais: Análise dos corpos vertebrais, facetas articulares e processos espinhosos, ressaltando a relação entre esses componentes para a estabilidade e mobilidade da coluna cervical.
- Discos Intervertebrais: Compreensão sobre os discos intervertebrais e seu papel na amortização de impactos, além da observação dos espaços intervertebrais nas radiografias.
- Forames Intervertebrais: Discussão sobre a importância dos forames intervertebrais na passagem de raízes nervosas e como obstruções podem causar dor irradiada.
- Reações Osteofitárias: Explicação sobre o termo 'bico de papagaio' e as implicações da formação de osteófitos na coluna cervical.
Assista o vídeo
Continue a ler este conteúdo - e todos os outros que a Neurosky oferece para assinantes.
- Tópicos e assuntos para você aprofundar o seu conhecimento
- Acesso ilimitado 24/7
- Conteúdos e cases atualizados
- Desconto para estudantes e residentes
Veja os planos e seja premium hoje. Desbloqueie todos nossos textos, vídeos e documentos instantaneamente.