No vídeo de introdução ao tema da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o Dr. Tomás Freddi apresenta um caso clínico de uma paciente de 82 anos, evidenciando a importância da avaliação por imagem na identificação da doença. O objetivo é discutir como e quais sequências de imagem são necessárias para um diagnóstico eficaz da ELA, dividindo o conteúdo em três aulas ao longo de três semanas.
Conteúdos Abordados
- Contexto Clínico: Paciente de 82 anos com histórico de perda de força nos membros superiores e inferiores há um ano, apresentando tetraparesis espástica com predominância à direita.
- Exame Físico: Destacam-se sinais que devem levar à suspeita de ELA, como a paralisia dos nervos cranianos.
- Sequência de Imagem Inicial: A necessidade de utilização do Axial T1 com Transferência de Magnetização (T1 MTC) sem contraste para a avaliação da ELA é enfatizada.
- Alterações de Imagem: Identificação de alto sinal na sequência T1 MTC no trato corticoespinal, que indica degeneração do neurônio motor superior.
- Síntese da Avaliação Radiológica: Discussão sobre como as alterações nos tratos corticoespinais e redução de volume da substância cinzenta podem indicar a presença da ELA.
- Sequência SWI: Avaliação adicional por meio da sequência de susceptibilidade magnética, que pode revelar depósitos de ferro no córtex motor, conectados à ELA.
Assista o vídeo
Continue a ler este conteúdo - e todos os outros que a Neurosky oferece para assinantes.
- Tópicos e assuntos para você aprofundar o seu conhecimento
- Acesso ilimitado 24/7
- Conteúdos e cases atualizados
- Desconto para estudantes e residentes
Veja os planos e seja premium hoje. Desbloqueie todos nossos textos, vídeos e documentos instantaneamente.