No vídeo, discutimos a avaliação de um caso de craniofaringeoma, enfatizando aspectos cirúrgicos e pós-operatórios. O paciente, uma criança, foi submetido a um procedimento cirúrgico para a resseção de um craniofaringeoma do tipo Adamantinomatose. A analise inclui a visualização de imagens pré-operatórias e pós-operatórias, além de avaliar a evolução clínica do paciente.
Conteúdos Abordados
- Aspectos Pré-Operatórios: Relembramos a imagem pré-operatória do craniofaringeoma, que apresentava um cisto grande, comprimindo o terceiro ventrículo e afetando a região hipotalâmica.
- Resultados da Cirurgia: Mostramos o controle pós-operatório que confirma a boa resseção da lesão, embora o componente cístico tenha se mantido parcial.
- Complicações Pós-Operatórias: O paciente apresentou perda visual bilateral após a cirurgia, com posterior melhora e evolução para hemianopsia direita.
- Avaliação de Componentes Residual: Discutimos a importância de determinar a presença de componentes lesionais residuais, sua localização e a mensuração precisa nos três planos, para facilitar a próxima avaliação clínica e terapêutica.
- Relação com as Vias Ópticas: Analisamos a relação entre a lesão e as estruturas das vias ópticas, crucial para decidir entre radioirurgia ou radioterapia fracionada, dependendo do contato com as vias ópticas.
- Importância dos Componentes Císticos: Destacamos a atenção necessária na avaliação de cistos residuais, já que sua diminuição ou aumento pode implicar na eficácia do tratamento em andamento.
Assista o vídeo completo
Continue a ler este conteúdo - e todos os outros que a Neurosky oferece para assinantes.
- Tópicos e assuntos para você aprofundar o seu conhecimento
- Acesso ilimitado 24/7
- Conteúdos e cases atualizados
- Desconto para estudantes e residentes
Veja os planos e seja premium hoje. Desbloqueie todos nossos textos, vídeos e documentos instantaneamente.