No vídeo intitulado ""Avaliação da Substância Branca em RN Prematuro"", o Dr. Tomás Freddi analisa um caso de um recém-nascido (RN) prematuro nascido com 30 semanas e atualmente com um pouco mais de um mês de vida. O foco principal é a avaliação da mielização cerebral e a identificação de achados relevantes em ressonância magnética.
Conteúdos Abordados
- Avaliação Inicial: Identificação da ausência de mielização nos emissários cerebrais na sequência T1 e caracterização da mielização em outras regiões do tronco encefálico.
- Expectativa de Mielização: Discussão sobre a mielização esperada em RN com faixa etária corrigida para 34 semanas, bem como a importância clínica em relação a condições patológicas como hemorragia intraventricular e leucomalácia.
- Aspectos Anatômicos: Observação de que o sistema ventricular e as estruturas céfalas estão preservadas e sem alterações sugestivas de lesão hipoxêmico-isquêmica.
- Achados em T2: Análise de áreas de hiper-sinal em T2 que não exibem efeito atrófico e não se encontram em relação com a superfície pêndima, sugerindo ausência de leucomalácia.
- Significado Clínico: Discussão sobre se deve ou não descrever essas áreas de hipersinal, destacando que, geralmente, não possuem significado clínico relevante em bebês prematuros.
- Análise do Irmão Gêmeo: Comparação das imagens entre o RN prematuro e seu irmão gêmeo, que apresenta achados semelhantes de hipersinal.
Assista o vídeo completo
Continue a ler este conteúdo - e todos os outros que a Neurosky oferece para assinantes.
- Tópicos e assuntos para você aprofundar o seu conhecimento
- Acesso ilimitado 24/7
- Conteúdos e cases atualizados
- Desconto para estudantes e residentes
Veja os planos e seja premium hoje. Desbloqueie todos nossos textos, vídeos e documentos instantaneamente.