No vídeo ""Avaliação Pos-terapêutica Tardia: Recidiva Tumoral"", o Dr. Tomás Freddi aborda um caso clínico complexo de um paciente idoso que apresenta recidiva de um tumor primário do sistema nervoso central, focando na avaliação multiparamétrica e na interpretação das imagens de ressonância magnética pós-tratamento.
Conteúdos Abordados
- Contexto do Caso: Descrição de um paciente masculino na casa dos 60 anos que, após tratamento há 17 anos de um tumor grau 2, apresenta piora clínica e sinais de recidiva tumoral.
- Análises das Imagens Convencionais: Discussão sobre a importância das sequências axiais Flair e T2 na identificação de alterações de sinal no lobo frontal esquerdo, envolvendo a substância branca e o corpo caloso, em relação ao tratamento cirúrgico prévio.
- Papel da Perfusão: Exploração da sequência de fusão e a sequência de perfusão para detectar anomalias, com ênfase nas áreas de baixa intensidade de sinal que podem indicar tumores.
- Identificação de Microemorragias: Detecção de múltiplos focos de microemorragias na área de baixo sinal em T2, aumentando a suspeita de uma recidiva tumoral.
- Correlação entre Imagem e Anatomia Patológica: Discussão da relação entre os achados radiológicos e os resultados da análise imunohistoquímica, evidenciando a alta atividade mitótica do tumor, indicada pelo aumento de Ki-67.
- Considerações Finais: Enfatiza a importância da correlação entre as sequências de imagem e o contexto clínico para um diagnóstico preciso e orientações sobre o manejo dos tumores primários do sistema nervoso central.
Assista o vídeo completo
Continue a ler este conteúdo - e todos os outros que a Neurosky oferece para assinantes.
- Tópicos e assuntos para você aprofundar o seu conhecimento
- Acesso ilimitado 24/7
- Conteúdos e cases atualizados
- Desconto para estudantes e residentes
Veja os planos e seja premium hoje. Desbloqueie todos nossos textos, vídeos e documentos instantaneamente.
Excelente Tomás, caso bem do nosso dia a dia. Obrigado por compartilhar.
Oi Tárcio,
Obrigado pelo comentário!!!
Importante saber sua opinião e Feedback.
O dia-dia dos tumores não é fácil…
Minha ideia é trazer um pouco da prática aqui